terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Garça-azul-grande - Rio Coreaú em Camocim/CE

fotografia de Rafael Lima

garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Ardeidae.


Estuário do Rio Coreaú

Partindo de Camocim subindo o rio Coreaú percorremos seu estuário com belos manguezais e diversas ilhas, que estendem se por cerca de 20 Km, num excelente cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbramos entre os manguezais caranguejos e aves marinhas uma delas a Garça Azul, além da beleza das salinas. 

Características

Mede de 91 a 137 cm, seu peso varia de 2,3 a 3;6 kg, possui batidas de asa lentas e fortes e quando perturbado, da um chamado rude. Alimenta-se de peixes grandes, mas come animais de todos os tipos e tamanhos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa, mas também alimenta-se nadando ou mergulhando. Geralmente é vista perto de barcos de pesca e de lagoas de criação de peixes. Pode alimentar-se durante todo o dia e na costa, seu horário de alimentação depende das marés.

Reprodução

Começa a fazer seus ninhos no fim do inverno e início da primavera, entretanto em áreas de clima tropical podem aninhar em quase todo o ano. Eles aninham-se mais frequentemente em colônias pequenas. Os ninhos são quadrados, ficam em árvores altas com zonas aquáticas de alimentação perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. Põem de 2 a 7 ovos, aumentando do sul para o norte. A incubação dura aproximadamente 28 dias. A mortalidade é alta e apenas 1 ou 2 filhotes chegam a enpenar completamente.

Distribuição

Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção das montanhas altas e desertos,na América Central e em certas ilhas do Caribe e do Pacífico.Fora da época de reprodução vive no litoral e sul da América do Norte,Caribe,litoral do México,América Central,raramente até o Panamá,norte da América do Sul,alcançando até o Brasil.

Hábitos

Vive em uma variedade de ambientes, como pântanos de água doce e salgada,estuáriospradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagospraias, bancos de areia em rios, pastos de terra seca e lagunas litorais.Gosta de ficar em água rasa e empoleirado em vegetação próxima.Pode alimentar-se tanto na água ou na sua margem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário