Patrimônio Histórico - Historical Heritage

Algumas obras arquitetônicas conseguiram permanecer quase originais, ao longo dos seus quase 140 de emancipação.

Casa do Engenheiro da Ferrovia - Engº Privat 
De arquitetura eclética, data da mesma época da Estação Ferroviária, 1881, foi testemunha do período áureo do município, onde se evidenciou um forte movimento na área de importação e exportação de produtos que chegavam através do Porto. Hoje abriga a Academia Camocinense de Letras, Artes e Ofícios.


Capitania dos Portos

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (Ag. Camocim) foi criada como Delegacia pelo Decreto nº 3. 334, de 5 de julho de 1899, do Exmo. Sr. Presidente da República Manuel Ferraz de Campos Salles, um ano após a emancipação política da cidade, ocorrida em 08 de novembro de 1898.


Instituto São José



Foi fundado em 19 de março de 1950, um marco na história da Educação em Camocim. Mais do que uma preocupação, havia o sonho de oferecer à comunidade camocinense, a possibilidade de uma educação cristã, católica e evangelizadora.


Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes



Construída pelo Padre José Augusto da Silva, templo moderno, arejado e de acústica muito boa foi inaugurada e abençoada pelo então bispo de Sobral Dom José Tupinambá da Frota no ano de 1919. Na igreja jazem os restos mortais do Dr. José Privat, engenheiro, que construiu a estrada de ferro e a Igreja Matriz. Fica situada na Praça Severiano Morel, em frente ao Prédio da Prefeitura Municipal

Antiga Estação Ferroviária

Em 26 de março de 1879, realizou-se com assistência do Presidente da Província e solenidade de estilo, o assentamento do primeiro trilho da estrada de ferro em Camocim, sendo convidado, pelo Dr. Rocha Dias, para bater o primeiro grampo, o Dr. José Júlio de Albuquerque. A inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro de Sobral, entre Camocim e Granja, numa extensão de 24,5 quilômetros, ocorreu no dia 15 de janeiro de 1881, dois anos após o início dos trabalhos. A Estação de Camocim com arquitetura de estilo eclético foi, então, inaugurada em 1881 como ponto inicial da E. F. de Sobral.

Praça do Amor


Situada à margem do Rio Coreaú, a “Pracinha do Amor” tem a tradição de ser palco para eventos culturais locais além de ser o point da juventude. Várias atividades acontecem no local como: Feirinha de Artesanato, Vendas de comidas típicas, manifestações culturais e religiosas além da prática de atividades esportivas e físicas.

Caixa de texto: 08 No período de Carnaval, o tradicional “mela-mela” acontece aqui. Construída em 1971, vários empreendimentos da gastronomia estão em seu entorno.

Praça Pinto Martins



Construída em homenagem ao aviador Euclydes Pinto Martins em 29/09/1979, a praça fica no centro comercial da cidade, onde abriga o Mercado Central. Neste local encontramos um memorial a céu aberto alusivo ao aviador, assim como um avião modelo caça (inoperante), presenteado ao município pela Força Aérea Brasileira.


Mercado Central


Caixa de texto: 09
Construído na década de 20 é considerado umas das mais belas obras de arquitetura original. Abriga comerciantes que vendem carnes, peixes, ovos, frutas, verduras, artesanatos variados e comidas regionais, entre outras mercadorias. É o coração do centro da cidade e um dos únicos a funcionar 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário